De Santos a Ibicaba: a travessia pelo interior do Brasil

Se a travessia do Atlântico havia sido longa e desconfortável, o desembarque em Santos não significava o fim da viagem. Para Martin Fischer, Katharina e seus filhos, começava agora uma segunda travessia. Talvez mais curta em distância, mas certamente mais surpreendente: deixar o litoral, vencer a Serra do Mar e atravessar o interior da Província de São Paulo até a Fazenda Ibicaba, em Limeira.

Neste capítulo temos uma vantagem extraordinária: existe uma fonte publicada apenas quatro anos depois dos acontecimentos. Em A Colônia Senador Vergueiro, de 1851, Carlos Perret Gentil registrou informações específicas sobre a caravana de 1847. Segundo ele, o grupo saiu de Santos em 1º de junho e chegou a Ibicaba em 16 de junho. Descontando dois dias de descanso, foram 14 dias efetivamente em marcha. Gentil acrescenta que um cavaleiro sozinho normalmente faria o percurso em quatro dias e uma tropa carregada, em cerca de dez. 

Essa fonte será nossa principal referência. Quando a documentação não permite saber exatamente o que aconteceu com a caravana de 1847 — onde ela dormiu em determinada noite, por exemplo — faremos a distinção entre fato documentado, contexto histórico e reconstrução provável.

De Santos a Ibicaba o caminho dos imigrantes
De Santos a Ibicaba o caminho dos imigrantes

A viagem ainda não havia terminado

Imagine o momento. Depois de aproximadamente seis semanas no mar, centenas de emigrantes finalmente pisavam no Brasil. Tinham atravessado o Atlântico. Estavam cansados. Provavelmente alguns estavam debilitados pela viagem. Havia crianças pequenas. Famílias numerosas. Bagagens. Objetos pessoais. Ferramentas. Tudo aquilo que haviam decidido trazer da Europa para começar uma nova vida.

Mas Ibicaba não ficava perto de Santos. A fazenda estava a aproximadamente 200 quilômetros em linha terrestre, dependendo do caminho considerado, e entre o porto e o planalto havia uma enorme barreira natural: a Serra do Mar.

Na década de 1840 não existia ferrovia ligando Santos a São Paulo. A São Paulo Railway só seria inaugurada duas décadas depois. Portanto, os imigrantes teriam de fazer aquilo que comerciantes, tropeiros e viajantes faziam havia décadas: subir a serra por terra. E depois continuar pelo interior.

1º de junho de 1847

Perret Gentil fornece uma informação preciosa: “A caravana sahiu de Santos no 1.º de junho de 1847…” Isso nos permite estabelecer um marco cronológico muito mais seguro do que simplesmente dizer que os Fischer “chegaram a Santos em 1º de junho”.

O que podemos afirmar é: em 1º de junho de 1847, a caravana destinada a Ibicaba partiu de Santos. É importante imaginar a dimensão da operação. Não se tratava de meia dúzia de viajantes.

A leva que chegara da Europa era composta por mais de quatrocentas pessoas, e 401 seriam encaminhadas para Ibicaba. Estudos sobre a imigração de parceria confirmam 423 colonos chegados a Santos e 401 destinados à nova Colônia Senador Vergueiro. Mover centenas de homens, mulheres e crianças, além das bagagens, exigia planejamento.

A viagem pela Serra do Mar
A viagem pela Serra do Mar

Quem pagava essa viagem?

A viagem entre Santos e Ibicaba fazia parte da operação organizada pela Vergueiro & Companhia. O contrato de parceria previa que a firma financiaria não apenas a passagem transatlântica, mas também o transporte entre o porto e a fazenda. Esses gastos, porém, não significavam necessariamente gratuidade para o colono.

Eles entravam no sistema de adiantamentos e dívidas que posteriormente deveriam ser amortizadas pelo trabalho e pela participação da família na produção do café. Pesquisas sobre Ibicaba mostram que os valores financiados pela companhia eram posteriormente cobrados dos colonos com juros. Em outras palavras: cada quilômetro que aproximava Martin Fischer de Ibicaba também podia aumentar a dívida com a qual começaria sua nova vida.

Como viajavam?

Este é um ponto em que precisamos ser particularmente cuidadosos. Não encontramos até agora uma relação diária da caravana de Martin Fischer dizendo exatamente quem viajou montado, quem caminhou e em qual veículo cada mala foi transportada. Mas fontes sobre as levas conduzidas pela Vergueiro & Companhia naquele período permitem reconstruir o sistema utilizado. A principal força de transporte era animal. Mulas. Além delas, utilizavam-se carros e carroças para cargas, crianças, enfermos e pessoas incapazes de acompanhar longos trechos a pé.

Estudos sobre os imigrantes de Ibicaba descrevem grupos desembarcando em Santos e seguindo com malas, crianças e doentes acomodados em carros de duas rodas, enquanto parte dos adultos fazia trechos caminhando. Há também registros de mulheres e crianças transportadas em mulas em determinadas levas. 

Outra pesquisa sobre Ibicaba resume o deslocamento dos recém-chegados como transporte “de mula serra acima”. Portanto, não devemos imaginar 401 europeus confortavelmente instalados em carruagens. A cena provavelmente era muito diferente. Homens caminhando. Outros montados quando necessário. Mulheres e crianças alternando caminhada e transporte. Mulas carregadas. Carros transportando volumes. Guias e condutores. Uma longa coluna avançando lentamente pelos caminhos.

De Santos a Cubatão

A primeira etapa significava deixar a estreita planície litorânea. Santos era quente, úmida e cercada pela Mata Atlântica. Para pessoas provenientes de Rheinhessen, praticamente tudo devia parecer diferente. A vegetação era mais exuberante. Palmeiras e plantas tropicais. Árvores enormes. Pássaros desconhecidos. Insetos. Calor. Umidade. Montanhas cobertas por floresta apareciam no horizonte.

A pequena Flonheim de vinhedos e campos cultivados parecia pertencer a outro planeta. O caminho conduzia em direção a Cubatão, tradicional ponto de ligação entre o litoral e a serra. E diante deles surgia a primeira grande dificuldade da viagem brasileira.

A Serra do Mar

A muralha verde da Serra do Mar devia impressionar qualquer europeu recém-chegado. Em poucos quilômetros, o terreno subia violentamente. A floresta era densa. O clima úmido. Córregos e quedas d’água cortavam as encostas. Nuvens e neblina podiam envolver partes da serra. As chuvas transformavam caminhos de terra em lama.

Desde o período colonial, vencer essa barreira havia sido um dos grandes problemas de comunicação entre Santos e o planalto. Na época dos Fischer, porém, existia uma estrada relativamente nova.

A Estrada da Maioridade

Durante muito tempo, a principal ligação havia sido a famosa Calçada do Lorena, inaugurada no final do século XVIII. Mas na década de 1840 uma nova ligação estava sendo implantada: a Estrada da Maioridade.Ela representava uma tentativa de melhorar a circulação de pessoas e mercadorias entre Santos e São Paulo.

Registros históricos mostram que, no final de 1844, carros de eixo móvel já transitavam pela Serra da Maioridade e, em 1845, o transporte de cargas pesadas por esses veículos havia se intensificado. O próprio imperador D. Pedro II utilizou a subida da serra em 1846. Portanto, os Fischer chegaram justamente durante um período de transformação das comunicações paulistas. Ainda era uma viagem difícil. Mas já não era exatamente a mesma estrada utilizada algumas décadas antes.

Subindo a serra

Aqui podemos tentar imaginar a experiência física. O ritmo precisava ser lento. Animais carregados não podiam avançar rapidamente. Uma caravana com centenas de pessoas avançava ainda mais devagar. Crianças cansavam. Alguém podia adoecer. Uma carroça podia apresentar problemas. Uma mula podia se ferir. A chuva podia interromper o deslocamento. E havia centenas de bagagens.

Durante a subida, os imigrantes provavelmente olhavam para trás e viam a planície costeira ficando cada vez mais distante. Em determinados pontos elevados, o litoral podia ser observado abaixo. Era também uma espécie de despedida simbólica. O oceano que os ligava à Europa desaparecia. A partir dali, estavam entrando verdadeiramente no interior do Brasil.

O que comiam durante a viagem?

Esta é uma das perguntas mais interessantes porque a alimentação provavelmente produziu um dos primeiros choques culturais. Não temos um cardápio diário específico da caravana Fischer de 1847. Mas relatos de imigrantes alemães conduzidos de Santos para Ibicaba naquele mesmo contexto histórico descrevem uma alimentação extremamente simples durante o trajeto.

Duas coisas aparecem claramente: carne-seca ou carne de sol e farinha de mandioca. Um estudo baseado no diário de Jacob Diehl relata que, durante a viagem entre Santos e São Paulo, os imigrantes encontravam pelo caminho principalmente carne de sol e farinha de mandioca, alimentos aos quais não estavam habituados. Para alguém vindo de Flonheim, a farinha de mandioca seria uma novidade absoluta. 

A dieta dos Fischer na Alemanha era baseada em outro universo alimentar: pães. Batatas. Cereais. Repolho. Leguminosas. Carne suína. Enchidos. Sopas. Produtos derivados de leite quando disponíveis.

Agora aparecia a mandioca. Uma planta americana que provavelmente jamais haviam visto. A farinha seca, muitas vezes misturada a outros alimentos, seria uma das primeiras experiências concretas com a culinária brasileira.

Água e abastecimento

Água precisava ser obtida ao longo do caminho. Rios, córregos, fontes, pousos e propriedades forneciam pontos de abastecimento. A caravana não poderia transportar água suficiente para centenas de pessoas durante duas semanas. Da mesma maneira, alimentos precisavam ser adquiridos ou fornecidos ao longo da rota. As tropas que percorriam os caminhos do interior dependiam de uma rede de pousos e abastecimento criada justamente pela circulação entre o litoral, São Paulo e as regiões agrícolas.

Onde dormiam?

Não havia hotéis esperando centenas de imigrantes. Os padrões europeus de hospedagem simplesmente não existiam em grande parte da rota. Thomas Davatz, que faria o percurso alguns anos depois, chamou atenção para a precariedade das estradas brasileiras e para a ausência, fora dos maiores centros, de hospedarias comparáveis às europeias. 

Outros relatos sobre colonos alemães destinados a Ibicaba mencionam albergues ou pontos de parada existentes ao longo do caminho. Dependendo da etapa, os viajantes poderiam utilizar pousos, ranchos, propriedades, estruturas improvisadas ou instalações providenciadas pela própria companhia.

Devemos evitar afirmar que sabemos onde Martin dormiu em cada noite. Mas dificilmente aquelas acomodações seriam confortáveis. Depois de semanas dormindo em um navio, a família ainda passaria vários dias dormindo em condições provisórias.

São Paulo

Depois da Serra do Mar, a paisagem começava a mudar. A caravana avançava pelo planalto em direção à cidade de São Paulo. É praticamente inevitável que a rota passasse pela capital provincial, porque ela constituía o principal eixo entre Santos e o caminho para Campinas e Limeira. Relatos de grupos alemães enviados posteriormente a Ibicaba documentam seis dias entre Santos e São Paulo, seguindo pelo chamado Caminho do Mar. 

Não podemos, contudo, atribuir automaticamente os mesmos seis dias à caravana de 1847. Sabemos apenas que o percurso completo desta levou 16 dias corridos, com dois dias de descanso. 

A passagem dos imigrantes pela cidade de São Paulo
A passagem dos imigrantes pela cidade de São Paulo

Como era São Paulo em 1847?

Para Martin Fischer, São Paulo provavelmente não pareceria uma grande metrópole. Porque não era. A cidade possuía apenas algumas dezenas de milhares de habitantes. Igrejas dominavam sua silhueta. Casas térreas e sobrados alinhavam-se pelas ruas. As vias eram estreitas.

Havia estudantes da Faculdade de Direito, funcionários públicos, comerciantes, artesãos, religiosos, militares, tropeiros e uma numerosa população escravizada. As construções de taipa chamariam atenção de umSteinhauer acostumado ao arenito e à construção europeia.

Esse é um detalhe especialmente interessante para Martin. Um homem que havia passado a vida trabalhando pedra encontrava uma cidade cuja arquitetura tradicional utilizava extensivamente terra socada — a taipa de pilão. Até os materiais de construção anunciavam que ele havia chegado a outro mundo.

O choque da escravidão

Há outra experiência que não devemos minimizar. Pelo caminho, os Fischer encontrariam repetidamente pessoas escravizadas. Em Santos. Nas estradas. Em São Paulo. Nos pousos. Nas propriedades rurais. E finalmente em Ibicaba.

A Alemanha que Martin deixara possuía desigualdades sociais profundas, pobreza e estruturas hierárquicas, mas não uma sociedade organizada sobre a escravidão africana como o Brasil imperial.

Em 1847, a escravidão era visível no cotidiano. Homens e mulheres negros carregavam mercadorias. Conduziam animais. Trabalhavam nas casas. Nas lavouras. Nas estradas. Nos serviços urbanos.

Não sabemos o que Martin pensou. Qualquer tentativa de atribuir a ele uma reação moral específica seria invenção. Mas podemos afirmar que estava diante de uma estrutura social profundamente diferente daquela que conhecera.

E encontraria essa realidade também na propriedade onde viveria. Ibicaba mantinha 215 pessoas escravizadas quando os primeiros colonos germânicos foram estabelecidos ali em 1847. 

De São Paulo para o interior

A partir da capital, a viagem continuava em direção ao norte e noroeste. O caminho histórico para a região de Campinas seguia aproximadamente pelo eixo de Jundiaí. Depois, Campinas. E finalmente a região de Limeira.

Aqui precisamos novamente distinguir rota provável de paradas comprovadas. São Paulo, Jundiaí, Campinas e Limeira constituem o corredor histórico coerente entre Santos e Ibicaba, mas ainda não localizamos um diário da caravana de 1847 enumerando cada uma dessas localidades como pernoite.

Portanto, o possível percurso teria sido: Santos → Cubatão → Serra do Mar → São Paulo → região de Jundiaí → Campinas → Limeira → Fazenda Ibicaba.

A paisagem muda novamente

Depois de São Paulo, os imigrantes entravam cada vez mais no interior. A Mata Atlântica continuava presente, mas apareciam áreas abertas pela ocupação humana. Sítios. Fazendas. Pastagens. Roças. Canaviais. Engenhos. E cada vez mais: cafezais.

Campinas era uma das áreas agrícolas mais dinâmicas da província. O açúcar havia enriquecido a região. Agora o café avançava. Quanto mais a caravana seguia para Limeira, mais entrava no território da expansão cafeeira. Era exatamente esse processo econômico que havia trazido os Fischer ao Brasil.

Uma estrada sem ferrovia

Hoje é difícil imaginar a dimensão das distâncias naquela época. Não havia asfalto. Não havia automóveis. Não havia ferrovia. As estradas eram em grande parte caminhos de terra. Davatz, alguns anos depois, descreveria as estradas brasileiras como muito ruins, frequentemente sem calçamento ou saibro. 

Na estação seca, poeira. Na chuva, lama. Rodas podiam atolar. Animais escorregavam. Pontes eram precárias. Rios e córregos precisavam ser atravessados. Uma distância que atualmente seria percorrida em poucas horas exigia dias.

Isso explica por que Perret Gentil considerou relevante comparar os tempos: 4 dias: cavaleiro sozinho. 10 dias: tropa carregada. 14 dias efetivos: a caravana de imigrantes. A diferença revela o tamanho e a vulnerabilidade do grupo.

Quem acompanhava os imigrantes?

A caravana não poderia simplesmente ser abandonada à própria sorte. Havia pessoas responsáveis pela condução dos animais e das cargas e representantes ou empregados ligados à operação de transporte. Tropeiros e condutores conheciam os caminhos. Sabiam onde encontrar água. Onde alimentar os animais. Onde parar. Como atravessar determinados trechos. Como organizar as cargas.

A barreira linguística, entretanto, devia ser enorme. A maioria dos emigrantes falava alemão ou dialetos germânicos. Os brasileiros falavam português. A necessidade de intérpretes era tão evidente que, já na instalação em Ibicaba, Perret Gentil registra a presença de inspetores que conheciam português e alemãopara orientar os colonos. Isso sugere o grau de dependência que aquelas famílias tinham de intermediários.

As crianças

Entre os viajantes havia muitas crianças. Esse detalhe transforma completamente nossa percepção da viagem. Não era uma expedição composta apenas por homens adultos. Eram famílias. Uma criança precisava acompanhar o ritmo dos adultos durante aproximadamente duas semanas. As menores precisavam ser carregadas ou transportadas. Precisavam comer. Dormir. Enfrentar calor. Insetos. Chuva. Estradas ruins. Doenças. Depois de já terem atravessado o Atlântico.

No caso de Martin e Katharina, a viagem era ainda mais complexa porque eles estavam levando filhos de diferentes idades para um país que nenhum deles conhecia.

O que sentiam?

Aqui entramos na parte mais delicada da narrativa histórica. Não temos uma carta de Martin Fischer escrita durante o caminho dizendo: “Hoje estou com medo.”

Por isso não podemos colocar pensamentos específicos em sua boca. Mas podemos reconstruir as circunstâncias humanas. Provavelmente existia uma mistura de: cansaço, curiosidade, esperança, estranhamento, ansiedade e incerteza.

Eles haviam chegado ao Brasil. Isso por si só poderia representar alívio. A perigosa travessia oceânica terminara. Mas tudo era desconhecido. Não falavam a língua. Não conheciam a alimentação. Não conheciam as pessoas. Não sabiam exatamente como seria Ibicaba. Tinham uma dívida. Não podiam simplesmente voltar para casa. E a cada dia a Europa ficava simbolicamente mais distante.

Talvez também houvesse desconfiança

A viagem pelo interior provavelmente começava a revelar diferenças entre a imagem do Brasil construída na Europa e sua realidade. A propaganda falava de oportunidades. Agora eles viam estradas precárias. Calor. Florestas. Escravidão. Longas distâncias. Comida desconhecida. Acomodações simples.

Isso não significa que já estivessem arrependidos. Também havia elementos capazes de impressioná-los positivamente. A abundância de terras. A vegetação. A fertilidade aparente. A dimensão das propriedades. O clima sem o inverno rigoroso de Rheinhessen. E principalmente a expectativa de chegar ao lugar onde finalmente poderiam trabalhar e reconstruir a vida.

Limeira

Depois de quase duas semanas, a caravana aproximava-se de Limeira. A vila era jovem. Havia sido elevada à categoria de vila apenas em 1842. Portanto, os Fischer não chegaram a uma grande cidade consolidada. Entraram em uma região agrícola em acelerada transformação. O café estava mudando tudo. Terras valorizavam. Fazendas cresciam. Trabalhadores eram necessários. E justamente para atender essa necessidade centenas de europeus estavam chegando. Ibicaba ficava além.

16 de junho de 1847

Então aconteceu algo que Perret Gentil descreveu de maneira particularmente expressiva. Depois de tantos quilômetros, os colonos finalmente avistaram Ibicaba. Segundo o relato contemporâneo, atravessaram ainda uma área de mata e, ao final do caminho, encontraram-se diante da fazenda.

Era o destino sobre o qual haviam ouvido falar na Europa. A propriedade que aparecia nos contratos. O lugar pelo qual haviam deixado suas casas. Gentil escreveu que, ao avistarem Ibicaba, “os colonos tomaram novo alento”. É uma das raras passagens que nos aproxima diretamente do estado emocional daquela caravana.

A chegada em Ibicaba
A chegada em Ibicaba

Finalmente, Ibicaba

A primeira impressão descrita por Gentil foi positiva. Os recém-chegados encontraram recepção, alimentos em abundância, edificações e finalmente a possibilidade de repousar. Segundo ele, essas condições devolveram calma ao grupo depois da longa jornada. 

Precisamos ler a fonte com espírito crítico. Perret Gentil era um defensor do sistema de colonização de Vergueiro, e sua obra de 1851 apresentou Ibicaba de maneira bastante favorável. Pesquisas posteriores mostram que seus escritos acabaram inclusive sendo usados para tornar a experiência atraente a novos emigrantes europeus. 

Ainda assim, sua informação sobre datas e organização da caravana é extremamente valiosa. E naquele primeiro momento é perfeitamente plausível que o sentimento predominante fosse de alívio. A viagem havia acabado. Ou pelo menos eles acreditavam que sim.

As primeiras casas

A instalação ainda precisava ser organizada. Perret Gentil informa que Vergueiro esteve pessoalmente envolvido nesse processo. Inicialmente, duas famílias foram colocadas em cada casa, provisoriamente, enquanto outras acomodações eram preparadas. 

Isso revela que a colônia ainda não estava completamente pronta quando os alemães chegaram. Eles não receberam imediatamente uma casa individual perfeita esperando por cada família. A estrutura estava sendo construída.

Pesquisas posteriores mostram que o núcleo colonial ficava a aproximadamente um quilômetro da sede da fazenda e era formado por habitações simples cercadas por áreas de subsistência e cafezais. Era ali que começaria a vida dos Fischer no Brasil.

Um Steinhauer em uma fazenda em construção

Para Martin há ainda uma questão particularmente interessante. Ibicaba precisava crescer para receber centenas de pessoas. Casas precisavam ser construídas. Estruturas reparadas. Caminhos abertos. Instalações ampliadas. Martin era Steinhauer. Um trabalhador especializado em pedra.

Isso torna especialmente relevante a documentação contábil que já encontramos posteriormente associando Martin a pagamentos por construção de casas. Não podemos afirmar que ele começou esse trabalho imediatamente em 16 de junho.

Mas sua profissão europeia claramente possuía utilidade em uma colônia que precisava construir rapidamente novas moradias. A imigração não apagou necessariamente a profissão que Martin tinha em Flonheim. Ao contrário. Ela pode ter se tornado uma de suas primeiras vantagens no Brasil.

Uma nova vida

Naquela noite — ou em alguma das primeiras noites depois da chegada — Martin Fischer provavelmente dormiu pela primeira vez no lugar que passaria a chamar de casa no Brasil.

Desde Flonheim, sua família havia percorrido uma jornada extraordinária: Flonheim → Mainz → Arnheim → Amsterdã → Hamburgo → Oceano Atlântico → Santos → Serra do Mar → São Paulo → interior paulista → Ibicaba.

Meses de deslocamento. Diferentes territórios. Duas línguas. Dois continentes. Um oceano. E uma distância que tornava o retorno praticamente impossível para uma família sem recursos.

Em 16 de junho de 1847, segundo Perret Gentil, a viagem terminou. Mas a história verdadeiramente difícil estava apenas começando. Porque agora os Fischer precisavam descobrir uma coisa que nenhum contrato, agente de imigração ou anúncio na Alemanha poderia explicar completamente: como era realmente viver em Ibicaba.

E principalmente: seria possível trabalhar, pagar a dívida e construir no Brasil a vida que lhes havia sido prometida? Essa é a história do próximo capítulo.

A região de Ibicaba na primeira metade do século XIX antes dos imigrantes chegarem

Onde terminava a estrada e começava uma nova fronteira

Na primeira metade do século XIX, viajar de São Paulo em direção ao interior significava progressivamente abandonar um mundo conhecido. As cidades ficavam para trás. As estradas tornavam-se caminhos. As distâncias entre os povoados aumentavam. Matas, campos, rios e grandes propriedades rurais dominavam a paisagem.

Era nesse interior paulista ainda em transformação que se encontrava uma área conhecida como Ibicaba. Hoje, a Fazenda Ibicaba pertence ao município de Cordeirópolis, no interior do Estado de São Paulo. Na época, Cordeirópolis não existia. Limeira também ainda estava dando seus primeiros passos como núcleo urbano. E Piracicaba era conhecida oficialmente como Vila Nova da Constituição.

Compreender essa sucessão territorial é importante porque o mapa político que conhecemos atualmente pode criar uma impressão completamente equivocada do mundo encontrado pelos primeiros moradores e, posteriormente, pelos imigrantes.

Mapa da região de Ibicaba no século 19
Mapa da região de Ibicaba no século 19

Antes de Cordeirópolis

O município de Cordeirópolis surgiria muito depois dos acontecimentos que interessam à nossa história. Na primeira metade do século XIX, a área da atual Cordeirópolis era essencialmente rural e fazia parte de uma região mais ampla ligada a Limeira.

Também não devemos imaginar Limeira como a cidade atual. No começo daquele século, o território era formado por grandes propriedades, sítios, caminhos e pequenos agrupamentos populacionais. A história administrativa ajuda a compreender a transformação.

Em 1830, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora das Dores de Tatuíbi, pertencente ao município da Vila Nova da Constituição, atual Piracicaba. Tatuíbi era um antigo nome associado à região de Limeira. Apenas em 1842, a freguesia foi elevada à categoria de vila com o nome de Limeira.

A partir daí, Limeira passou a possuir autonomia municipal. Em 1844 instalou-se sua Câmara Municipal. Portanto, quando os imigrantes germânicos chegaram à Fazenda Ibicaba, em 1847, o município de Limeira era extremamente jovem. Tinha apenas cinco anos de existência jurídica como vila autônoma. A cidade de Cordeirópolis ainda estava décadas no futuro.

Uma região moldada pelos caminhos

Muito antes da formação de Limeira, aquela parte do interior paulista era atravessada por caminhos que conectavam São Paulo às regiões mais distantes da colônia. Um deles teve importância fundamental. O caminho para Goiás.

Desde o período colonial, expedições, tropeiros, comerciantes e viajantes avançavam pelo interior em direção às áreas mineradoras e às regiões de fronteira. Essas rotas não eram estradas no sentido moderno. Eram caminhos.

Em determinados trechos, pouco mais do que trilhas abertas no terreno. O deslocamento era feito a pé, a cavalo ou acompanhado de tropas de mulas. Carros de boi eram lentos, mas essenciais para transportar cargas pesadas. Durante a estação chuvosa, certos caminhos podiam transformar-se em lama.

Rios precisavam ser atravessados. Pontes eram escassas. Viagens dependiam das condições climáticas e dos animais. Ao redor desses caminhos surgiram pousos, propriedades rurais e pequenos núcleos populacionais. A circulação de pessoas ajudou a ocupar progressivamente o território.

Uma paisagem muito diferente de Flonheim

O contraste com Rheinhessen seria extraordinário. Em Flonheim, praticamente toda a paisagem havia sido modificada pela presença humana durante séculos. Campos cultivados. Vinhedos. Estradas entre aldeias. Casas próximas umas das outras. Igrejas. Pedreiras.

Na região de Limeira, ainda existiam extensas áreas de mata. O clima era tropical e subtropical. A vegetação era completamente diferente. As distâncias eram muito maiores. Propriedades rurais podiam ocupar extensões que pareceriam enormes para um pequeno agricultor ou trabalhador europeu.

Córregos e rios cortavam a paisagem. As terras férteis despertavam o interesse de proprietários que avançavam para o interior. Era uma fronteira agrícola em expansão.

Paisagem da região de Ibicaba
Paisagem da região de Ibicaba no século 19

A sesmaria do Morro Azul

A ocupação econômica da região esteve profundamente relacionada à formação de grandes propriedades. Entre elas destacou-se a sesmaria do Morro Azul. As sesmarias eram concessões de terras utilizadas pela Coroa portuguesa para estimular a ocupação e a produção agrícola.

Grandes extensões acabaram concentradas nas mãos de proprietários com recursos para explorá-las. Nas primeiras décadas do século XIX, a região de Limeira era predominantemente rural e marcada por grandes propriedades formadas a partir dessas concessões.

Parte dessas terras acabaria ligada a um personagem fundamental para nossa história: Nicolau Pereira de Campos Vergueiro.

A agricultura antes do café

Quando pensamos no interior paulista do século XIX, é fácil imaginar imediatamente grandes cafezais. Mas o café não dominou a região desde o início. Antes dele, a cana-de-açúcar possuía enorme importância econômica.

Entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do XIX, a produção açucareira avançou pelo chamado quadrilátero do açúcar paulista, que envolvia áreas como Itu, Campinas, Jundiaí e Piracicaba e alcançava as regiões próximas.

Engenhos produziam açúcar. Também produziam aguardente. Havia plantações destinadas ao abastecimento. Milho. Feijão. Mandioca. Arroz. Criação de porcos. Gado.

A agricultura não servia somente ao mercado externo. Uma grande propriedade precisava produzir parte considerável dos alimentos consumidos por seus moradores e trabalhadores. Isso transformava muitas fazendas em pequenos universos econômicos.

Nasce Ibicaba

Em 1817, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro estabeleceu a propriedade que se tornaria conhecida como Fazenda Ibicaba. A história preservada pela própria fazenda identifica aquele ano como sua fundação.

Inicialmente, Ibicaba estava ligada principalmente à produção de açúcar e aguardente. Isso é fundamental. Os primeiros trabalhadores de Ibicaba não encontraram extensos cafezais. Encontraram uma propriedade característica da expansão agrícola paulista daquele período. Cana. Engenho. Mata. Roças. Animais. Trabalhadores livres. E pessoas escravizadas. Pouco a pouco, porém, uma nova cultura começou a modificar a propriedade. O café.

O café chega a Ibicaba

Durante as primeiras décadas do século XIX, a cafeicultura avançava pelo Sudeste. No início, o grande centro produtor estava no Vale do Paraíba. Mas a cultura começou a avançar também pelo interior paulista. Ibicaba esteve entre as propriedades pioneiras dessa expansão na região de Limeira.

Há registros que situam o cultivo de café na fazenda por volta de 1828. A escolha se mostraria decisiva. As condições naturais eram favoráveis. Clima. Solo. Disponibilidade de terras. E, principalmente, uma demanda internacional crescente. Europa e Estados Unidos queriam café. O interior paulista começava a perceber que havia ali uma enorme oportunidade econômica.

Uma transformação da paisagem

Produzir café exigia transformar a terra. Primeiro era necessário abrir áreas. Derrubar a vegetação. Preparar o solo. Plantar. Esperar. Um cafezal não produzia imediatamente. Depois vinham os cuidados com as plantas. A colheita. A secagem. O beneficiamento. O armazenamento. O transporte. Cada etapa exigia trabalhadores. 

Conforme os cafezais aumentavam, a própria paisagem mudava. Áreas anteriormente cobertas por mata transformavam-se em fileiras de cafeeiros. Caminhos internos eram abertos. Terreiros eram construídos. Edificações apareciam. A fazenda tornava-se uma verdadeira unidade de produção.

Quem fazia todo esse trabalho?

Aqui encontramos novamente uma realidade que não pode ser separada da história econômica brasileira. A escravidão. A expansão agrícola da região de Limeira foi sustentada durante décadas pelo trabalho de africanos escravizados e seus descendentes.

Eles derrubavam matas. Preparavam terrenos. Plantavam. Colhiam. Transportavam. Trabalhavam nos engenhos. Cuidavam de animais. Construíam. Executavam trabalhos domésticos. Desempenhavam ofícios especializados.

O desenvolvimento econômico da região não pode ser compreendido sem reconhecer essa presença. Ibicaba também era uma propriedade escravista. Isso produziria, alguns anos depois, uma situação particularmente complexa. Trabalhadores europeus livres seriam introduzidos em uma fazenda na qual pessoas escravizadas continuavam trabalhando. Dois sistemas de trabalho passariam a coexistir no mesmo espaço.

Quem vivia na região?

A população era muito diferente daquela encontrada em Flonheim. Não existia uma comunidade socialmente homogênea. A sociedade rural paulista era formada por grupos diversos. Grandes proprietários de terras. Famílias de fazendeiros. Administradores. Comerciantes. Artesãos. Tropeiros. Pequenos agricultores. Agregados. Posseiros. Trabalhadores livres. Libertos. Pessoas escravizadas. Também havia presença indígena na história da ocupação regional, embora a expansão colonial tivesse provocado deslocamento, violência e perda territorial para populações originárias. 

As diferenças sociais eram enormes. No topo estavam grandes proprietários, frequentemente ligados também à política. Na base encontravam-se os escravizados. Entre esses extremos existia uma população livre extremamente diversa.

Como vivia uma família livre pobre?

Nem todos os habitantes livres possuíam grandes fazendas. Muito pelo contrário. Pequenos agricultores e trabalhadores viviam de maneira simples. Uma casa rural podia ser construída com taipa de pilão, pau a pique, madeira e telhas de barro.

O mobiliário era limitado. Mesa. Bancos. Catres ou camas. Baús. Utensílios de cozinha. Ferramentas. A cozinha tinha importância central. O fogo servia para cozinhar e aquecer água. Não havia água encanada. A iluminação noturna era precária. O cotidiano começava cedo. A luz do dia determinava o ritmo das atividades.

O que se comia?

A alimentação cotidiana estava baseada principalmente nos produtos disponíveis na região. Milho. Feijão. Mandioca. Farinha. Arroz. Carne de porco. Toucinho. Carne-seca. Verduras. Frutas.

O milho podia aparecer de diferentes maneiras. A mandioca tinha enorme importância. A farinha acompanhava inúmeras refeições. Porcos eram particularmente úteis porque forneciam carne e gordura.

A caça e a pesca também podiam complementar a alimentação dependendo do lugar e da situação econômica. O café começava progressivamente a fazer parte dos hábitos cotidianos.

A alimentação dos mais ricos era evidentemente mais variada. Produtos importados podiam chegar às casas das elites. Mas para grande parte da população rural, a mesa dependia essencialmente do que a própria região produzia.

Um cotidiano comandado pelo sol

A vida começava cedo. Antes mesmo do nascer do sol, determinadas atividades já podiam estar em andamento. Era necessário alimentar animais. Preparar ferramentas. Acender o fogo. Buscar água. Organizar o trabalho.

Nas grandes propriedades, feitores e administradores distribuíam tarefas. Nos períodos de colheita, o ritmo se intensificava. Não existiam máquinas capazes de realizar grande parte dos trabalhos. A força humana e animal movimentava a economia.

O som cotidiano de uma propriedade rural podia incluir machados derrubando árvores, enxadas atingindo o solo, carros de boi rangendo pelos caminhos, animais, engenhos e vozes de trabalhadores. Era um mundo fisicamente exaustivo.

O transporte

Para o café tornar-se riqueza, havia um enorme problema: como levá-lo até o porto? Não existiam ferrovias na região na década de 1840. O primeiro trecho ferroviário brasileiro seria inaugurado somente em 1854, no Rio de Janeiro. No interior paulista, a ferrovia chegaria ainda mais tarde.

Portanto, praticamente tudo dependia de animais. As tropas de mulas eram essenciais. Cargas eram organizadas e conduzidas por tropeiros através de longas distâncias. Carros de boi transportavam materiais mais pesados.

A viagem até Santos era lenta. O café produzido no interior precisava vencer serras e caminhos difíceis antes de alcançar o porto. Depois atravessava o Atlântico.

A religião

A religião oficial do Império era o catolicismo. Na região de Limeira, como em grande parte do Brasil, a Igreja Católica ocupava posição central na organização social. A criação de uma freguesia estava diretamente relacionada à existência de uma comunidade religiosa estruturada.

A própria denominação original — Nossa Senhora das Dores de Tatuíbi — demonstra essa ligação. A igreja não servia apenas à fé. Ela ajudava a organizar a vida social. Batismos. Casamentos. Enterros. Festas religiosas. Procissões. Dias santos.

Os registros paroquiais eram fundamentais porque o registro civil brasileiro ainda não funcionava como atualmente. Para os genealogistas, esses livros religiosos constituem hoje algumas das fontes mais importantes sobre a população daquele período.

As festas

A vida não era apenas trabalho. Festas religiosas constituíam momentos importantes de sociabilidade. Procissões. Festas de santos. Casamentos. Batizados. Encontros familiares. Música e dança também faziam parte da cultura popular. Em comunidades rurais dispersas, esses acontecimentos eram oportunidades para encontrar pessoas que viviam a quilômetros de distância. A igreja, a venda e os caminhos funcionavam como pontos de encontro. As notícias circulavam de boca em boca.

Educação

As oportunidades educacionais eram limitadas. Havia iniciativas de instrução elementar, mas a realidade rural tornava o acesso difícil. Distâncias. Falta de professores. Necessidade do trabalho infantil. Pobreza. Tudo contribuía para uma escolarização irregular.

Crianças aprendiam muito dentro da própria família. Os meninos acompanhavam adultos nas atividades agrícolas e profissionais. Meninas participavam das tarefas domésticas, da preparação de alimentos, dos cuidados com crianças menores e também de trabalhos agrícolas.

Assim como em Flonheim, a infância terminava cedo. Mas a disponibilidade de escolas e a tradição de alfabetização eram bastante diferentes.

Limeira começa a surgir

Enquanto as grandes propriedades se expandiam, um núcleo urbano começava a ganhar importância. A freguesia de Nossa Senhora das Dores de Tatuíbi foi oficialmente criada em 9 de dezembro de 1830, subordinada à Vila Nova da Constituição.  A população utilizava cada vez mais o nome Limeira.

A origem desse nome é cercada por tradição local envolvendo um rancho, uma limeira e um frade, embora narrativas desse tipo devam ser tratadas como memória histórica e não necessariamente como fato documental comprovado.

O crescimento econômico da região aumentou a importância do povoado. Fazendeiros precisavam de comércio. Serviços. Artesãos. Autoridades. Igrejas. Estradas. A área urbana crescia como consequência da riqueza produzida no campo.

1842: nasce a Vila de Limeira

Em 8 de março de 1842, uma lei provincial elevou Limeira à categoria de vila. Esse acontecimento tinha significado administrativo importante. Limeira deixava de depender municipalmente da Vila Nova da Constituição. Mas a instalação efetiva das instituições municipais ainda demoraria.

Em 22 de julho de 1844, tomaram posse os primeiros vereadores da Câmara Municipal de Limeira. A partir daquele momento, a região possuía sua própria administração municipal. Portanto, quando os imigrantes alemães desembarcariam em Ibicaba apenas três anos depois, encontrariam uma vila recém-organizada.

As figuras importantes da região

A sociedade local era profundamente influenciada pelos grandes proprietários rurais. Entre eles, nenhum personagem seria mais importante para nossa história do que Nicolau Pereira de Campos Vergueiro. Nascido em Portugal em 1778, Vergueiro chegou ao Brasil no início do século XIX. Formado em Direito, construiu uma carreira que combinava propriedade rural, negócios e política.

Foi deputado. Senador. Ministro. Participou das grandes discussões políticas do Império. Participou da Regência Trina Provisória em nome de Dom Pedro II, ainda menor de idade. E simultaneamente investiu na expansão agrícola paulista. Ibicaba fazia parte desse projeto. 

Vergueiro representa perfeitamente um tipo de personagem característico do Brasil imperial: o grande proprietário cuja influência ultrapassava os limites da fazenda e chegava ao centro do poder político.

Senador Nicolau Vergueiro
Senador Nicolau Vergueiro

Nicolau Vergueiro

Para os habitantes da região, Vergueiro não era simplesmente um fazendeiro. Era uma figura nacional. Participara da política desde o processo de Independência e ocupou importantes cargos no Império. Sua posição permitia acesso a redes políticas, comerciais e financeiras que um proprietário comum não possuía.

Isso ajuda a explicar por que Ibicaba se tornaria palco de experiências agrícolas e trabalhistas incomuns. Vergueiro estava disposto a testar novas soluções. Novas culturas. Novos equipamentos. E, principalmente, uma nova forma de conseguir trabalhadores.

Luís Antônio de Souza

Outro personagem importante nos primeiros tempos de Ibicaba foi o brigadeiro Luís Antônio de Souza. Vergueiro constituiu com ele uma sociedade para exploração de propriedades rurais.

Luís Antônio estava entre os grandes homens de negócios de São Paulo e fazia parte de uma elite que acumulava riqueza por meio de comércio, terras, crédito e agricultura.

A parceria ajuda a mostrar que a expansão agrícola do interior não era simplesmente resultado de pequenos agricultores avançando espontaneamente sobre novas terras. Havia capital. Investimento. Redes comerciais. E grandes interesses econômicos.

As famílias locais

Ao lado dos grandes personagens políticos havia dezenas de famílias cuja importância era regional. Proprietários rurais. Comerciantes. Religiosos. Funcionários públicos. Militares. Administradores. Alguns nomes apareceriam repetidamente nos registros de batismo, casamento, propriedade e política.

Para nossa pesquisa genealógica, essas pessoas serão importantes porque poderiam surgir como testemunhas, padrinhos, empregadores, vizinhos ou autoridades nos documentos dos imigrantes. A história familiar raramente acontece isoladamente. Uma certidão de batismo pode revelar uma rede social inteira.

Ibicaba se transforma

Durante as décadas de 1820 e 1830, Ibicaba acompanhou a transformação econômica da região. O café ganhou espaço. A propriedade cresceu. A demanda por trabalhadores aumentou. Mas o mundo também começava a mudar.

A Inglaterra pressionava o Brasil para acabar com o tráfico atlântico de africanos escravizados. O debate sobre o futuro da mão de obra tornava-se cada vez mais importante. Vergueiro começou a procurar alternativas.

Em 1840, Ibicaba recebeu uma primeira experiência com famílias portuguesas do Minho. Não era ainda a grande experiência migratória que tornaria a fazenda famosa. Mas alguma coisa estava começando.

1842 e a política chegam à fazenda

O interior paulista também seria atingido pelas disputas políticas do Império. A Revolução Liberal de 1842 envolveu São Paulo e Minas Gerais. Vergueiro participou do movimento. Sua posição política provocou consequências pessoais e também atingiu os projetos da fazenda.

A experiência com os primeiros colonos portugueses acabou prejudicada pelo contexto político e pela ausência temporária de Vergueiro. Mais uma vez, a grande História entrava pela porteira de Ibicaba.

Vergueiro & Companhia

Em 1846, a estratégia foi reorganizada. Vergueiro estabeleceu com seus filhos uma empresa que teria papel fundamental no processo de imigração: Vergueiro & Cia.

Ela não se limitaria à administração agrícola. Atuaria também no recrutamento e transporte de imigrantes europeus. Ibicaba começava a transformar-se em laboratório de uma nova experiência de trabalho.

Em vez de depender exclusivamente de pessoas escravizadas, a fazenda passaria a incorporar famílias europeias. Não como proprietárias das terras. Mas como trabalhadores vinculados a contratos. Nascia o sistema que ficaria conhecido como parceria.

Ibicaba às vésperas de 1847

Imagine a fazenda naquele momento. Era uma grande propriedade rural. Cafezais avançavam pela paisagem. Pessoas escravizadas trabalhavam diariamente. Animais transportavam cargas. Carros de boi cruzavam os caminhos.

Construções destinadas à produção, administração e moradia ocupavam diferentes pontos da propriedade. Não havia eletricidade. Não havia telefone. Não havia ferrovia. As notícias viajavam na velocidade de cavalos e navios. 

Limeira era uma pequena vila recém-emancipada. Campinas era um importante centro regional. São Paulo ainda estava muito distante de se tornar a gigantesca metrópole atual. Santos era a conexão com o mundo exterior.

E, do outro lado do Atlântico, agentes ligados à Vergueiro & Companhia procuravam famílias dispostas a atravessar o oceano.

Linha do tempo região de Ibicaba
Linha do tempo região de Ibicaba

Dois mundos prestes a se encontrar

Agora podemos colocar lado a lado os dois lugares apresentados nos capítulos anteriores. Flonheim. Uma pequena comunidade europeia com aproximadamente 1.500 habitantes. Vinhedos. Pedreiras. Casas próximas. Uma população majoritariamente protestante. Séculos de ocupação. Pouca terra disponível. E trabalhadores procurando oportunidades.

Do outro lado: Ibicaba. Uma grande propriedade agrícola em uma região paulista em expansão. Matas sendo transformadas em lavouras. Cafezais crescendo. População dispersa. Catolicismo oficial. Escravidão. Abundância aparente de terras. E fazendeiros procurando trabalhadores.

Em um lugar havia trabalhadores procurando terra e oportunidades. No outro havia proprietários procurando braços. Entre os dois existiam aproximadamente dez mil quilômetros de distância e um oceano.

Foi essa combinação que aproximou mundos aparentemente sem qualquer relação. Em 1846, os preparativos começaram. Agentes procuraram famílias. Contratos foram apresentados. Promessas foram feitas. Nomes começaram a aparecer em listas.

Entre eles estava um homem de quarenta anos, trabalhador especializado em cortar pedra, que dez anos antes já havia tentado deixar a Alemanha. Martin Fischer. 

Desta vez, sua decisão seria definitiva. A próxima etapa de sua vida começaria não em Flonheim nem em Ibicaba. Começaria em uma estrada. Depois em um porto. E finalmente dentro de um navio que atravessaria o Atlântico.

Lista de abertura da colônia Vergueiro
Lista de abertura da colônia Vergueiro em 1846